2010-12-03

'Fui ameaçado caso faltasse para fazer entrevista em outra empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/12/2010, sobre sinceridade entre subordinado e chefe.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui ameaçado caso faltasse para fazer entrevista em outra empresa'

stress e trabalho
Consulta de um ouvinte desorientado: "Tenho um chefe que sempre se demonstrou compreensivo comigo", escreve ele, "dando-me conselhos e orientações. Por isso, quando recebi um convite para participar de um processo seletivo em outra empresa, decidi abrir o jogo. E contei ao meu chefe que faltaria o trabalho na manhã seguinte, para fazer uma entrevista. Ao contrário do que eu esperava, o meu chefe me fez um tremendo sermão. Ele disse que eu estava traindo a confiança que ele sempre havia depositado em mim. E deixou claro que se eu faltasse no dia seguinte, ele iniciaria um processo para me substituir. Fiquei tão desorientado que pedi desculpas e cancelei a minha participação no processo da outra empresa. Minha pergunta é: fiz o certo?"

Provavelmente, não. Vamos supor que você fosse à entrevista e que seu chefe cumprisse a ameaça de iniciar um processo para substituir você. Para isso, ele teria que entrevistar candidatos. A que hora ele faria essas entrevistas? Depois do expediente, no fim de semana? Não. Ele as faria durante o horário normal de trabalho.

E seu chefe também não perguntaria aos eventuais candidatos, que desculpas eles tinham dado para faltar ao trabalho naquele dia. Porque seu chefe sabe que diariamente, dezenas de milhares de candidatos a emprego faltam ao trabalho para participar de processos seletivos em outras empresas. O que o seu chefe fez foi pressionar você. E a pressão funcionou.

Ele agiu errado? Claro que não. A obrigação dele é zelar pelos interesses da empresa. A sua, é zelar por sua carreira.

Quando você pergunta se fez o certo, você assumiu, corretamente, que a sinceridade é importante no relacionamento entre superior e subordinado. Mas também assumiu, agora não corretamente, que um superior camarada iria se colocar ao lado do subordinado e contra a empresa.

Mas em minha opinião, você vacilou antes desse episódio em si. Por não ter aproveitado a abertura que seu chefe lhe dava. Em uma dessas conversas informais, você poderia, com jeito, ter descoberto como seu chefe reagiria caso um subordinado, qualquer um, recebesse uma proposta de emprego. Assim, você já saberia com antecedência, qual seria a reação do seu chefe quando uma proposta de fato surgisse. E aí, não teria passado pelo dissabor que passou.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Ana P. disse...

Amigos amigos, negócios à parte.

Não existe chefe amigo.

Fim.

CintiaYamane disse...

huhu foi ingenuo...