Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/05/2011, sobre como promoções na carreira são a exceção e não a regra.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Devo continuar na empresa mesmo sem perspectivas de promoção?'
"Tenho 26 anos e estou há quatro anos nesta empresa", escreve um ouvinte. "Não tenho queixas, sou valorizado, sou bem tratado, mas nunca fui considerado para uma promoção. Continuar aqui será bom ou ruim para minha carreira?"
Bom, eu diria que você está na companhia de pelo menos vinte milhões de profissionais brasileiros. No mercado de trabalho, tanto no setor privado quanto no serviço público, o normal é não ser promovido.
Se olharmos o mercado como um todo, isto é, se pudéssemos juntar todas as empresas do Brasil num único organograma, veríamos que existem em média dez subordinados para cada chefe. As pessoas podem mudar de área dentro da empresa, podem mudar de empresa, podem mudar do setor privado para o público e vice-versa, mas a proporção de 1 para 10 não mudará.
Portanto, numa carreira profissional a promoção será sempre a exceção, e não a regra. Só que no início da carreira, a maioria dos profissionais tem total convicção de que será aquele um, e não um daqueles dez.
Vale também lembrar que promoções não ocorrem somente pelo mérito. Elas podem ocorrer por tempo de casa, ou por amizade, ou por parentesco ou por política. E isso faz com que o funil fique ainda mais estreito.
Se o objetivo do nosso ouvinte for uma promoção, a minha sugestão é que ele tente outro emprego. Essa mudança fará com que ele descubra se o problema está na empresa atual dele, que não promove quem merece, ou nele mesmo, que não mostrou condições para ser promovido.
E finalmente o ponto mais importante. Perseguir uma promoção é louvável, mas construir uma carreira sem promoções não é um demérito nem um fracasso. Cedo ou tarde, a maioria dos profissionais irá querer o que nosso ouvinte diz que já tem: um bom trabalho, sem queixas, numa empresa que saiba valorizar e tratar bem o funcionário.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário