2013-03-13

Entrevistas de emprego: 'Você se considera um líder?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/03/2013, sobre a resposta com uma das perguntas padrão em entrevistas de emprego: Você se considera um líder?

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Você se considera um líder?'

entrevista de emprego

Muitas vezes, entrevistando candidatos a emprego, eu fazia aquela pergunta inevitável em qualquer entrevista: "Você se considera um líder?" E a resposta do candidato, como não podia deixar de ser, era: "Sim, eu sou líder". E aí eu pedia que ele me desse exemplos práticos dessa liderança. E invariavelmente eu ouvia histórias de como o líder havia motivado sua equipe a alcançar um resultado difícil. Os caminhos percorridos é que variavam.

Para alguns, o mais importante era o aconselhamento, que fazia com que os liderados se sentissem individualmente amparados. Para outros, o mais importante era o planejamento, porque um líder tem que saber de antemão de onde vai sair, aonde quer chegar e qual o melhor caminho a percorrer. E para outros, ainda, a ênfase tinha que estar na premiação da equipe, porque qualquer ser humano normal se motiva muito mais quando sabe que será bem recompensado pelo seu esforço. Alguns até diziam que sua tática era não deixar que a equipe pensasse, porque líder que é líder tem, acima de tudo, que saber mandar.

Nenhuma dessas respostas está completamente certa ou completamente errada. Talvez um líder seja a soma de tudo isso, desde que ele saiba usar cada um desses ingredientes: o planejamento, o aconselhamento, o prêmio e o castigo, na hora certa e da forma correta.

Mas confesso que eu raramente ouvia a resposta que mais esperava ouvir. E ela era até simples. Quantos dos antigos subordinados do candidato a emprego estavam agora ocupando cargos de liderança, na própria empresa ou em outras empresas? Porque é isso que faz um líder se destacar. Um bom líder forma uma equipe capaz de cumprir seus objetivos. Mas o melhor líder é aquele que forma líderes.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: