2013-03-07

Entrevistas de emprego: Sinceridade é a melhor arma em uma entrevista - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/03/2013, sobre como a sinceridade é a melhor arma em uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Sinceridade é a melhor arma em uma entrevista


Todo mundo já deve ter lido ou ouvido aquelas famosas dicas de como responder adequadamente as perguntas de um entrevistador. E as dicas de respostas são sempre iguais, porque as perguntas também são sempre as mesmas. Mas cada entrevistador tem a sua perguntinha pessoal, diferente, e ela é a chave de tudo.

Eu também tinha a minha. Após passar meia hora fazendo as mesmas perguntas e ouvindo as mesmas respostas, eu perguntava ao candidato: "Se eu, um dia, tiver que demitir você, como você gostaria que eu fizesse isso?" E na quase totalidade dos casos a resposta era: "Eu tenho certeza de que você não precisará me demitir." E isso me revelava uma de duas coisas. Ou o candidato achava que a resposta iria impressionar, ou então ele estava muito mal informado sobre o mercado de trabalho, porque hoje em dia, empregados eficientes também são demitidos, numa fusão de empresas ou numa daquelas campanhas de redução de custos.

Mas sempre aparece alguém com uma boa resposta. E um dia, uma candidata me respondeu: "Ah, você pode me demitir da maneira que quiser, porque eu vou chorar de qualquer jeito." E esse era o tipo de pessoa que eu admitia na hora. A que tinha a coragem de dar uma resposta sincera e emotiva, e não a que demonstrava para decorar respostas prontas.

Em uma entrevista, nada é melhor que a sinceridade. Mas eu também conheço muita gente que deixou de ser contratada exatamente porque falou o que sentia, com o coração. Se isso acontecer com você, não se preocupe. Se você for sincero em uma entrevista e não for admitido, isso não significa que você não serve para aquela empresa. Significa que aquela empresa não serve para você.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin