2013-03-28

Entrevistas de emprego: 'O que devo fazer se não recebo uma resposta após entrevista?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/03/2013, sobre o que fazer depois de uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'O que devo fazer se não recebo uma resposta após entrevista?'

ansioso

Pergunta de um ouvinte: "Quando eu participo de um processo de seleção e não recebo mais nenhuma resposta da empresa, que atitude devo tomar? Pega mal se eu ligar e perguntar como está o processo ou perguntar por que não fui o escolhido?"

Vamos lá. A melhor atitude que um candidato pode tomar no momento em que colocar o pé para fora da sala do entrevistador é esquecer a entrevista. Se ele está empregado, deve se concentrar em seu trabalho. E se está desempregado, deve se concentrar na próxima entrevista. Mas pouca gente faz isso. Parece que o cérebro vira um SMS e fica mandando sempre a mesma mensagem a cada dois minutos: E a entrevista? E a entrevista?

Salvo poucas exceções, as empresas se comportam depois das entrevistas como um juiz de futebol depois de marcar um pênalti: a decisão está tomada e não tem conversa. Mesmo aquelas empresas que se preocupam em dar um retorno bem educado, não abrem os reais motivos. Seria bom se uma empresa dissesse: "O seu problema é que você revelou dados confidenciais de sua empresa anterior e não queremos correr esse mesmo risco no futuro." Nada disso. A explicação é sempre vaga. Isso acontece porque empresas não têm interesse em desenvolver bons candidatos para outras empresas.

Por isso, o melhor é pensar que o processo acabou quando a entrevista terminou. Um colega meu ignorou essa lógica. Já na porta de saída, ele virou e perguntou ao entrevistador: "Caso eu não venha a ser contratado, posso ligar para receber um feedback?" E o entrevistador respondeu: "Por que você acha que não será contratado?" Meu colega, até hoje, acredita que perdeu a vaga por causa daquela pergunta inútil.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin