2013-03-15

Entrevistas de emprego: Reprovação não é o fim, mas um novo começo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/03/2013, sobre como as reprovações em entrevistas de emprego e na vida.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Reprovação não é o fim, mas um novo começo

reprovado

Uma palavrinha que já me incomodou muito e que ainda incomoda muita gente é "reprovação". Aliás, não só incomoda, como causa danos enormes ao ego. Porque, nessa vida, em média, todos nós somos mais reprovados do que aprovados. E cada reprovação faz com que aquela confiança que temos em nós mesmos, encolha mais um pouquinho. Ser reprovado na escola é uma vergonha, ser reprovado num exame de motorista é uma humilhação e ser reprovado numa entrevista de seleção é uma frustração sem tamanho.

Para minha sorte, eu fui reprovado logo na minha primeira entrevista de emprego. Eu tinha 16 anos e me apresentei junto com outros vinte e tantos candidatos para uma vaga numa fábrica de sapatos. Ensaiei direitinho tudo o que eu tinha para falar, mas nem cheguei a ser entrevistado, porque fui reprovado antes, no teste numérico. Graças a meu nervosismo, demorei demais para completar quatro continhas de multiplicação e fui expurgado do processo.

Eu disse que essa tinha sido a minha sorte? Disse, porque quando eu já ia saindo, cabisbaixo e achando que eu nunca mais iria conseguir um emprego na vida, o recrutador veio conversar comigo e me explicou que reprovação não era bem o que eu pensava que era.

"A palavra reprovação", ele me falou, "não significava eliminação. Significava, em bom latim, 'provar novamente'". E, aí, ele me disse uma frase que me acompanhou pelo resto da minha carreira: "Uma reprovação não é um fim, é um novo começo".

"Hoje", ele me disse, "você não provou que é ruim. E ainda terá muitas chances para provar que é bom, desde que nunca desista de tentar".

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: