2013-03-11

Entrevistas de emprego: Teste a sua criatividade - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/03/2013, com duas perguntas que podem ser usadas em entrevistas de emprego para testar se você é uma pessoa criativa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Teste a sua criatividade

criatividade mundo corporativo

Hoje em dia, quando um candidato a emprego é entrevistado, há duas palavrinhas mágicas que sempre são mencionadas na entrevista: inovação e criatividade. O interessante é que é difícil encontrar algum candidato que não se ache criativo. Mas existem um par de perguntinhas práticas que resolvem a situação. E se você está empregado, este é um bom exercício para testar a sua criatividade.

Vamos lá.

Qual foi a última ideia que você teve e que foi aprovada e implantada? Quando isso aconteceu? Se foi há mais de três meses, já está na hora de ter outra ideia. Se já faz um ano, das duas, uma: ou você está num período de crise criativa ou está trabalhando em uma empresa que não gosta de novas ideias. Existem empresas assim? Claro que não. Mas existem empresas mais conservadoras e elas têm pavor de ideias radicais.

Só que isso está longe de ser um problema, porque criatividade não é ter uma grande ideia que vai mudar o mundo. É ter ideias pequenas e simples, mas constantes, que vão mudando a empresa sem que ninguém quase perceba que isso está acontecendo.

Então, na quase totalidade das empresas brasileiras, ser criativo não é ser um gênio. É ser só um pouquinho diferente. É olhar para as mesmas coisas de sempre, para a velha rotina, só que de um jeito novo e um pouquinho diferente. É saber questionar sem assustar.

Logo, vamos voltar a pergunta inicial que impressiona bem em entrevistas. Se você é criativo, qual foi a última pequena ideia prática que você teve? E que foi aprovada e implantada?

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: