2013-03-19

Entrevista é fácil - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/03/2013, com as duas perguntas em entrevistas de emprego que mais complicam a vida dos candidatos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Entrevista é fácil

entrevista de emprego

Eu tive o prazer de conversar com um renomado headhunter. Se ele não for o maior entrevistador da história do Brasil, está bem perto disso. Porque, em 34 anos de carreira, ele já entrevistou perto de 25 mil candidatos a emprego. E ele me revelou algo que aprendeu na prática: as duas questões que mais complicam a vida dos candidatos são exatamente as duas que parecem mais inofensivas.

A primeira é uma solicitação: "Fale um pouco sobre você". Segundo o entrevistador, raros candidatos parecem se dar conta de que entre o "fale" e o "sobre você" existe uma expressão adverbial temporal: "um pouco". E aí muito candidato cai na armadilha de querer resolver a briga com um golpe só. E se põe a relatar a sua autobiografia desde o tempo em que era um espermatozóide a procura de um óvulo, dá a cronologia de seus empregos, cursos experiências e realizações, diz o nome de seu restaurante favorito, explica os livros que leu, menciona hobbies e finalmente perde o fio da meada. Em entrevistas, diz o entrevistador, "fale um pouco sobre você" é uma frase que serve apenas para iniciar a conversa, e não para encerrá-la.

E a outra pergunta é: "Mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar?" Na verdade isso significa que o entrevistador está satisfeito. Porque se não estivesse, continuaria fazendo perguntas. Mas muito candidato se sente na obrigação de acrescentar a tal "alguma coisa". E aí, ou repete sem necessidade o que já foi dito, ou contradiz coisas que disse antes. Segundo o entrevistador, a melhor resposta é: "Não, muito obrigado pela oportunidade".

De resto, diz ele, a entrevista é fácil. Difícil mesmo é saber começar e terminar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: