2017-06-02

Há diferença entre se informar e se conformar com estabilidade no trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/06/2017, com um ouvinte que está há sete anos na mesma função e está em dúvida se procura outra oportunidade ou se conforma com a situação.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Há diferença entre se informar e se conformar com estabilidade no trabalho

estabilidade no trabalho

Um ouvinte escreve: "Tenho 44 anos e estou na mesma empresa há 15 anos. Nos 8 primeiros, tive três promoções até chegar a um cargo de média gerência, mas aí as coisas pararam. Estou na mesma função faz 7 anos e não vejo possibilidade de sair dela, pelo menos aqui. O que faço? Procuro outra oportunidade ou me conformo com essa situação?"

Eu vou lhe contar uma experiência pessoal. Certa vez um subordinado me procurou com uma dúvida muito parecida com a sua e me perguntou como a empresa via o futuro dele. Respondi que ele tinha chegado a um estágio de estabilidade profissional, ou seja, que não haveria mais como promovê-lo, mas que ele era um empregado valioso e queríamos mantê-lo e ajudá-lo a se desenvolver ainda mais.

Raras vezes eu vi alguém ficar tão aliviado com uma explicação. Ele me respondeu que gostava muito da empresa, que só tinha medo de ser demitido e que ficaria feliz em continuar a fazer o que fazia. Isso é o que se chama de carreira em Y, quando um funcionário cresce dentro da própria função.

Portanto há uma diferença entre se conformar e se informar. Se você acha que pode ser mais do que é e a empresa é que está impedindo o seu progresso, arrisque e saia. Mas se você está satisfeito e a empresa também, ficar não é considerar a carreira prematuramente encerrada.

Minha sugestão é que você fale com o seu superior e entenda a situação em que você se encontra. Só depois disso é que você poderá tomar a decisão apropriada.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin