2017-06-01

Permita-se procurar outra empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/06/2017, com um ouvinte que trabalha em uma empresa pública em que todos os cargos de gestão são ocupados por indicações políticas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Permita-se procurar outra empresa

procurando emprego

Escreve um ouvinte: "Sou funcionário concursado de uma empresa pública. Nela os cargos de gestão são ocupados geralmente por indicações políticas ou por afinidades com os dirigentes. E isso infelizmente permite que pessoas nem sempre competentes atuem nos cargos gerenciais. Em meu setor, o chefe não nos orienta, parece ter medo de tomar decisões e sempre tenta escapar de perguntas diretas. Diante desse quadro, o que você me recomendaria fazer?"

Bom, embora eu nunca tenha trabalhado em uma empresa pública, sei que nem todas são iguais. E que algumas delas são como a sua, que funcionam mais pelo encosto do que pelo empurrão.

Mas se você gosta do serviço público e apenas acha que está na empresa errada, a sugestão é que você preste outro concurso, para ingressar em uma empresa mais dinâmica.

Julgar todo o mercado pela empresa presente é sempre um erro, tanto no setor público quanto no privado. Empresas privadas também não são iguais e algumas delas são bem piores do que a sua, em termos de tratamento e de desenvolvimento.

Houve uma época, não muito distante, em que mudar de emprego era visto como um problema. Hoje não é mais. Entende-se que as pessoas tenham o direito de continuar procurando até encontrar a empresa que desejam. Se você ainda não encontrou a sua, não desista.

Permita-me apenas preveni-lo de que você não achará a empresa perfeita, porque ela não existe. Mas poderá achar uma que seja, pelo menos, um pouco menos imperfeita.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin