2017-12-14

Compliance funciona como um antídoto contra a corrupção - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/12/2017, sobre como implantar um programa de compliance é um passo essencial.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Compliance funciona como um antídoto contra a corrupção

compliance

Quem assiste a filmes que se passam num futuro não tão próximo, mas não muito distante, já se acostumou com os enredos que, invariavelmente, mostram um mundo sombrio, apocalíptico e assustador, dominado por mega-corporações corruptas, cujos interesses escusos oprimem e perseguem a população honesta, ética e honrada.

Essa incômoda sensação de que o mal irá prevalecer, por ser mais forte e mais bem organizado, não ocorre por falta de uma legislação. Pelo contrário, existem leis para tudo. Também não ocorre por falta de controle. No Brasil, como se sabe, há agências reguladoras para praticamente todos os setores de atividade.

Mesmo assim, escândalos de corrupção têm sido um prato cheio para a mídia, tanto brasileira quanto mundial. Líderes que deveriam dar o exemplo são acusados de malversação e apropriação indébita. Empresários que foram exaltados por sua visão e sua trajetória, de repente são visto sendo encarcerados. Políticos que deveriam zelar pelos interesses de seus eleitores, estão ocupados em salvar a própria pele.

O antídoto para o apocalipse moral do mundo das negociatas se concentrou em uma palavrinha: compliance, que vem crescendo em forma e em alcance. O compliance é um sistema de aferição e controle adotado por empresas, públicas e privadas, para mostrar que elas não fazem parte do grupo da esperteza sem limites, que respeitam a ética e são transparentes nas ações e nas informações.

É claro que há uma grande distância entre dizer o que vai fazer e fazer o que deve ser feito. Mas implantar um programa de compliance é um passo essencial. Quem trabalha em uma empresa que não tem um, e nem quer ter, cedo ou tarde, descobrirá que está no filme errado.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: