2017-12-26

Melhor momento para pedir aumento é quando você ainda não precisa dele - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/12/2017, sobre qual é a melhor forma e momento de pedir um aumento.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Melhor momento para pedir aumento é quando você ainda não precisa dele

pedindo aumento de salário

Um ouvinte pergunta: "Qual é o melhor momento para pedir um aumento de salário?"

Eu creio que a resposta irá surpreendê-lo. O melhor momento para pedir um aumento é quando você ainda não precisa dele.

Na grande maioria dos casos, empregados pedem aumento, ou quando têm problemas financeiros urgentes para resolver, ou quando acreditam que estão ganhando pouco pelo que fazem.

E aí, entra o chefe, que é uma entidade programada para recusar aumentos, ou porque ele não tem autonomia para conceder reajustes, ou se tem, ele sabe que atender a um pedido irá imediatamente gerar uma fila de outros pretendentes.

Por isso, é preciso se antecipar e falar em aumento quando o trabalho que está sendo feito, ainda não se sobressaiu o suficiente para garantir um reajuste.

E aí, a conversa será bem mais fácil, tanto para o subordinado, quanto para o chefe. A sua pergunta seria: "O que eu preciso mostrar nos próximos meses para poder merecer um aumento?"

Talvez o chefe pergunte se você acha que está ganhando pouco, e a resposta seria: "Não, mas quero poder mostrar que mereço ganhar mais."

Dessa conversa podem resultar objetivos práticos a serem atingidos, ou às vezes, nem isso. Mas o chefe ficará ciente de que tem um subordinado disposto a mostrar que vale mais. Chefes não costumam se esquecer disso. E o assunto já estará encaminhado para quando chegar o momento de conversar para valer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: