2017-12-19

Problemas pessoais não devem ser abordados em entrevista de emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/12/2017, sobre o prazo máximo para que um funcionário seja promovido pela empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Problemas pessoais não devem ser abordados em entrevista de emprego

entrevista de emprego

Uma ouvinte escreve: "Em uma entrevista de emprego, o recrutador me perguntou por que estou desempregada faz cinco meses. E eu respondi que passei por um problema pessoal. Ele não me perguntou qual e, mesmo que perguntasse, eu não iria dar detalhes, porque problemas pessoais nada têm a ver com a natureza do trabalho que vou executar. Como não consegui a vaga, pergunto se isso se deveu à resposta que dei?"

Talvez tenha sido. Ou talvez outro candidato fosse mais qualificado que você para as exigências da vaga. Mas posso lhe dizer que o recrutador agiu corretamente ao não insistir para que você revelasse qual era o seu problema, já que ele não tinha natureza profissional.

Por outro lado, leve em conta que um recrutador entrevista, no mínimo, meia dúzia de candidatos para uma vaga. E escolhe o que ele considera o mais adequado, e que normalmente acaba sendo um que não hesite em responder a todas as perguntas feitas.

Você poderia ter respondido que passou por uma situação pessoal, que já está plenamente resolvida e que não afetou em nada a sua disposição para o trabalho. Seria uma forma de você dizer a mesma coisa que disse, só que de maneira a não deixar o entrevistador preocupado com o efeito que o seu problema pessoal ainda poderia vir a ter no seu desempenho profissional.

Na próxima entrevista, sugiro que você transmita essa tranquilidade a quem irá tomar a decisão de lhe contratar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: