2017-12-27

Há bons motivos para fazer um curso de compliance corporativo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/12/2017, sobre cursos de compliance e três bons motivos para fazê-los.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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Há bons motivos para fazer um curso de compliance corporativo

curso de compliance

Diversas instituições de ensino corporativo estão oferecendo cursos de compliance, presenciais ou à distância. E há três bons motivos para que profissionais, de qualquer idade e qualquer formação, se matriculem em um deles.

O primeiro é a duração, que varia entre 40 e 60 horas, tempo suficiente para que o formando receba uma certificação que poderá incluir em seu currículo.

O segundo é a tendência do mercado de trabalho. Nos últimos anos, no Brasil e no exterior, o setor de compliance foi um dos poucos não afetados por crises.

E o terceiro é o recrudescimento da legislação punitiva às empresas públicas e privadas, que atropelam a ética e a moralidade, em detrimento dos interesses de seus parceiros comerciais e de seus próprios empregados.

Há dois milênios, o imperador romano Júlio César se divorciou de sua mulher, Pompeia, alegando que não bastava que ela fosse honesta, ela precisava estar acima de qualquer suspeita.

Nos milênios seguintes, essa máxima iria virar pelo avesso. No Brasil do século 20, infinidade de músicas populares glorificou a figura do malandro esperto, que se aproveitava da ingenuidade do otário.

Com os tentáculos das redes sociais revelando que essa prática está sendo cada vez menos tolerada, o compliance ganhou força como a face mais visível da empresa ética, aquela que, ou por crença pessoal de seus administradores, ou por receio de punições, se enquadra em um ambiente de respeito às leis e à moralidade.

Os cursos de compliance, inexistentes há apenas duas décadas, oferecem hoje uma boa oportunidade a quem se interessa por entender melhor, um dos setores que mais irá crescer nos próximos anos.

Max Gehringer, para CBN.


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