2017-12-22

Mesmo empresas conservadoras mantêm certo nível de informalidade - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/12/2017, com uma ouvinte muito austera e séria, que tem encontrado dificuldade para se recolocar no mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Mesmo empresas conservadoras mantêm certo nível de informalidade

empresas conservadoras informais

Uma ouvinte escreve: "Sempre fui uma pessoa muito séria em meu trabalho, não gosto de brincadeiras, não participo de conversas para matar o tempo e interrompo, de imediato, quem vem me contar piadas. Passei quatro anos em uma empresa e recentemente fui desligada. E agora estou tendo dificuldade para encontrar um novo emprego. Estou em dúvida se a minha maneira séria e direta de ser, está influindo negativamente nos processos de seleção dos quais tenho participado."

Bom, não deveria estar influindo, até porque recrutadores apreciam candidatos sérios, diretos e objetivos.

Embora eu não consiga avaliar exatamente qual é o grau dessa sua austeridade profissional, posso lhe dizer que, em processos de seleção, é levado em conta o aspecto do possível relacionamento de um candidato com os futuros colegas de trabalho.

Se, nas entrevistas, você enfatiza suas características com o mesmo rigor categórico que usou para escrever esta mensagem, eu, se fosse o recrutador, ficaria preocupado, imaginando como você se ajustaria ao ambiente de trabalho.

Mesmo nas empresas conservadoras, sempre há um certo nível de informalidade que ajuda a descontrair e aliviar a pressão.

Minha sugestão é que, em entrevistas, você continue sendo o que é, mas sem ressaltar ou deixar transparecer que os outros não deveriam ser como são.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: