2017-12-18

Não existe prazo para empresa promover funcionário - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/12/2017, sobre o prazo máximo para que um funcionário seja promovido pela empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Não existe prazo para empresa promover funcionário

sem promoção no trabalho

Um ouvinte pergunta: "Qual é o prazo máximo para que uma empresa me dê uma promoção?"

Não existe nenhum prazo estabelecido. Não sei se você me ouviu dizer isso, mas vou repetir: sete de cada dez pessoas que ingressam no mercado de trabalho, nunca serão promovidas.

A falta de uma promoção não significa, necessariamente, que um profissional seja ruim no que faz. Pelo contrário, ele pode ser ótimo e ter todo o respeito da empresa pelo trabalho executado, mas uma promoção não é, obrigatoriamente, o passo seguinte. Na verdade, ela seria a exceção e não a regra.

Mas as coisas mudam e uma coisa que mudou nos últimos vinte anos é que há muito mais profissionais ansiosos por uma promoção, do que havia até o final do século passado. Isso se deve ao fato de que há mais jovens ingressando no mercado de trabalho com o curso superior, com mais informações sobre o mercado do que jovens de gerações anteriores tiveram, e com pais mais atentos ao progresso da carreira dos filhos.

Tudo isso junto gera uma sadia ambição de um crescimento em curto prazo, mas continua a existir a barreira natural, de que em sete em cada dez não serão promovidos. E os três que são, dificilmente conseguem a primeira promoção antes do terceiro ano na empresa.

Se eu puder lhe dar um limite, eu diria que quem não for promovido com dez anos de empresa, dificilmente será depois disso. Mas esse certamente não será o seu caso, porque querer ajuda a conseguir. E há muitos que nem querem e nem esperam.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: