2017-12-08

Considere ganhar menos se quiser mudar de profissão - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/12/2017, com um ouvinte que pensa em mudar de área fazendo um novo curso superior, após passar oito anos atuando em uma área.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Considere ganhar menos se quiser mudar de profissão

mudança de profissão

Escreve um ouvinte: "Tenho 28 anos, trabalho desde os 20, mas a minha carreira não progrediu quase nada nesses oito anos de empresa. Estou pensando em tentar uma mudança para outra área, completamente diferente, fazendo um novo curso superior e reiniciando a minha carreira. Que dificuldades posso encontrar nessa transição?"

três situações em que uma mudança radical de área pode funcionar. A primeira: a empresa em que você trabalha possui essa área e você poderia pleitear uma transferência interna, assim que começasse o novo curso.

A segunda: um profissional de outra empresa, parente ou amigo seu, que esteja em um cargo que permita a ele tomar decisões, lhe dê a oportunidade, passando por cima dos processos seletivos habituais.

E a terceira: você esteja disposto a recomeçar a carreira em um patamar mais baixo, como estagiário, ganhando menos do que ganha atualmente, por pelo menos, um ano.

Fora isso, eu lamento dizer, as chances de mudança de área são bem pequenas para quem se candidata através apenas do envio de currículos.

Em processos de seleção, empresas sempre darão preferência a candidatos que tenham o curso específico requerido E uma boa experiência prática na função.

Portanto, considere se não seria uma opção mais razoável você fazer um novo curso direcionado para a área em que já atua, e na qual acumulou anos de prática. Pode ser que você não esteja na área errada, e sim na empresa errada.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: