2018-02-05

'Minha empresa entrou em recuperação judicial' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/02/2018, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa que entrou em recuperação judicial e não sabe como explicar sua situação numa futura entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Minha empresa entrou em recuperação judicial'

recuperação judicial

Uma ouvinte escreve: "Estou empregada e ganho bem, acima da faixa do mercado. Mas a minha empresa entrou recentemente em recuperação judicial. Só naquele triste momento, ficamos sabendo que a situação financeira da empresa era muito ruim, quase insustentável, ao contrário do que a direção costumava dizer.

Como não posso correr o risco de ficar parada se a empresa fechar, estou começando a procurar um novo emprego, mesmo que seja para ganhar menos do que ganho, mas com mais segurança. Estou em dúvida como explicar isso em processos seletivos."


Você não precisa se preocupar. No tocante a recuperação judicial, 9 de 10 empresas que adotam essa medida não conseguem se recuperar. Portanto, para um entrevistador, ficará claro que você não está querendo se arriscar no emprego atual quando só tem 10% de chance estatística de mantê-lo no futuro.

Quanto ao salário inferior ao atual, basta você ser sincera. Em momentos passados de euforia, a sua empresa decidiu pagar salários acima do mercado, imaginando que a bonança nunca terminaria. Você sabia disso e estava consciente de que, no dia em que mudasse de emprego, por qualquer motivo, iria ter que se enquadrar nas faixas salariais médias do mercado.

Portanto, nos futuros processos seletivos, você não estará dizendo nada que o entrevistador já não saiba, e que ele irá entender sem precisar de muitas explicações.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin