2018-02-06

'Vale a pena mentir um pouco nas entrevistas de emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/02/2018, com um ouvinte que pensa em mentir nas entrevistas de emprego para impressionar melhor o entrevistador.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Vale a pena mentir um pouco nas entrevistas de emprego?'

mentira em entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Estou com 39 anos. Durante 16 anos fui um profissional autônomo, mas um dia concluí que precisava de mais segurança. Consegui um emprego em uma multinacional, mas com função e remuneração bem abaixo de minhas qualificações. Isso faz um ano e venho tentando buscar oportunidades com melhores salários.

Mas, nas entrevistas, sempre esbarro na mesma situação: os recrutadores consideram que a minha função atual é que define o meu perfil profissional, sem levar em conta a versatilidade que acumulei como autônomo.

Cansado de ser julgado inadequado para vagas que considero apropriadas, penso em começar a exagerar um pouco nas entrevistas, mentindo levemente para dizer o que os recrutadores querem ouvir, ou seja, que sou a solução que a empresa está buscando para a vaga. Não estou ficando mais jovem e cansei de agir corretamente. Pergunto se mentir um pouquinho faz parte do jogo?"


Bom, você não precisa mentir. Basta que, nas entrevistas, você mostre como a sua versátil experiência profissional pode contribuir para a vaga, oferecendo ao entrevistador exemplos práticos e casos concretos.

Se você está pensando em exagerar para iludir o entrevistador, posso lhe garantir que não vai funcionar, porque bons entrevistadores percebem de imediato quando uma história não faz sentido.

Em outras palavras, você precisa realçar o que tem, e você tem muito.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin