2018-02-21

Nas entrevistas, mostre que você está desempregado, mas não parado - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/02/2018, sobre o que responder em uma entrevista de emprego quando se está desempregado há muito tempo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Nas entrevistas, mostre que você está desempregado, mas não parado

desempregados

Um ouvinte pergunta: "Como posso explicar, em uma entrevista, que estou desempregado já faz mais de um ano, porque não me apareceu nenhuma oferta decente de trabalho?"

A única maneira de se livrar dos efeitos negativos dessa inevitável pergunta, é ter pronta uma resposta que possa mostrar que você ficou desempregado, mas não ficou parado.

Por exemplo: você fez cursos, prestou serviços de consultoria esporádicos e sem registro, dedicou seu tempo como voluntário em uma entidade assistencial sem remuneração.

Também não há mal nenhum em você dizer ao entrevistador, que não aceitou propostas que considerou muito abaixo de suas qualificações, e que preferiu usar o seu tempo fazendo coisas úteis no presente e relevantes para o seu futuro.

Tudo isso ajuda a evitar que você tenha que oferecer explicações que até fazem sentido, mas que não diferenciam você de outras pessoas em situação igual a sua. Como, por exemplo: o mercado não está contratando, a situação está ruim para todo mundo, essa crise nunca termina.

Entrevistadores preferem ouvir que o candidato não desistiu e nem se deixou abater, e que soube se preparar para quando uma ocasião de emprego finalmente aparecesse.

Ter uma resposta consistente sobre o seu esforço no período entre-empregos, fará você ficar a frente da maioria dos outros candidatos a uma vaga.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin