2011-02-10

'Meu chefe descobriu que coloquei meu currículo na internet' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/02/2011, com a história de uma ouvinte que colocou o currículo na internet e foi descoberta pelo atual patrão.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe descobriu que coloquei meu currículo na internet'

currículo online
"Coloquei o meu currículo num site de empregos", escreve uma ouvinte. "Pensei que hoje em dia isso seria a coisa mais natural do mundo, porque a quantidade de currículos disponível em sites é enorme. O que eu não imaginava, mas deveria ter imaginado, é que a empresa em que eu trabalho poderia acessar o site, e foi isso mesmo o que aconteceu. Eu fui chamada por meu superior, que me perguntou se eu estava insatisfeita. Quando respondi que não, ele me perguntou por que então eu tinha colocado meu currículo no mercado.

Como você pode imaginar, eu engasguei. Não dava pra dizer que eu não queria sair, já que ter o currículo exposto num site, já é uma indicação que eu sairia. Por fim, eu pediria desculpas a meu superior e disse que só estava testando para ver se sites de emprego funcionam, para o caso de algum dia eu vir a precisar. Ele fez uma cara assim, como se me dissesse 'por favor não insulte a minha inteligência'. Estou escrevendo porque acredito que muita gente está fazendo o que eu fiz, e alguns podem passar pela situação que passei, e que foi bem embaraçosa."


Você tem razão. Muitas empresas, de fato, vasculham sites. Alguns sites oferecem sistemas de busca, que permitem digitar o nome da empresa e aí aparecem todos os candidatos que mencionaram a empresa no currículo. Se um par deles ainda estiver trabalhando naquela empresa, o bote é rápido e certeiro.

Da minha parte, eu não teria a inteligência insultada se um subordinado me dissesse que está testando a efetividade dos sites de emprego. Considero que esse é um motivo mais que aceitável. O seu problema deve ter sido o de ter dado essa explicação depois de ter engasgado. Aí, realmente fica parecendo que você chutou a primeira desculpa que lhe veio à cabeça.

Então, aproveitando a oferta da nossa ouvinte, duas dicas. Primeira, não imagine que haverá sigilo se você postar o seu currículo num site. Segunda, se você tiver dúvidas, dê a seu chefe a explicação antes que ele descubra. Diga a ele que você postou o seu currículo com a intenção de testar o sistema, porque hoje tudo está ótimo, mas ninguém sabe o dia de amanhã. Isso não é desculpa nem invenção, isso é a realidade do mercado.

Mas, e se aparecer uma empresa interessada? Bom, não era exatamente isso que você estava esperando quando resolveu tornar o seu currículo público e acessível?

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: