2011-02-11

'Como motivar uma equipe acostumada com trabalhos rotineiros?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/02/2011, sobre como motivar uma equipe que tem um trabalho rotineiro.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como motivar uma equipe acostumada com trabalhos rotineiros?'

currículo online
Escreve um ouvinte gerente: "Tenho uma equipe de oito subordinados que fazem um trabalho importante, porém rotineiro. Como não há nenhum espaço para a criatividade, percebo que a minha equipe se ressente quando vê outras áreas da empresa, e principalmente a área de vendas, celebrando resultados obtidos. A minha pergunta seria: como posso motivar a minha equipe?"

E a minha pergunta seria: algum de seus subordinados gostaria de ir para a área de vendas?

Eu trabalhei em uma empresa na qual havia o mesmo tipo de situação que você descreve. Tentamos mostrar aos ressentidos que as celebrações são proporcionais à dificuldade para atingir um objetivo, e que o pessoal de vendas fazia aquele barulho porque tinha ralado uma barbaridade, física e mentalmente. Como a explicação não foi bem digerida, partimos para o plano B: abrimos a possibilidade de transferências internas para vendas. Quem quisesse, era só se candidatar. Estranhamente, ninguém se candidatou.

Mas isso não significa que nosso ouvinte gerente esteja emaranhado numa situação sem saída. Existem muitas áreas em qualquer empresa. Todas as funções têm uma razão de ser, mas a visibilidade varia de função para função.

Um maneira de um gestor motivar uma equipe que tem um trabalho pouco visível e pouco desafiador, é incentivar os subordinados a estudar, ficar de olho nas vagas que aparecem em outras áreas, e propor que os seus subordinados sejam considerados como candidatos a elas. Isso funciona, e muito bem.

Uma equipe se desmotiva não por causa da natureza do trabalho que executa, mas porque não vislumbra uma possibilidade de mudança no médio prazo. A motivação aparece e cresce quando os subordinados percebem que o superior está está batalhando, para aqueles que se interessarem, possam ter um futuro diferente.

Ao nosso ouvinte, eu diria que mesmo que a equipe dele não tenha hoje o melhor trabalho da empresa, nada impede que ela possa ter o melhor chefe da empresa.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

É preciso muito discernimento para um gerente começar a motivar sua equipe.