2011-02-18

'Não tive sucesso em meu negócio e agora estou procurando emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/02/2011, sobre mencionar, ou não, um empreendimento que não deu certo, no currículo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não tive sucesso em meu negócio e agora estou procurando emprego'

empreendedor
Pergunta rapidinha de um ouvinte: "Tive um negócio próprio mal sucedido e agora estou procurando emprego. Devo mencionar esse empreendimento em meu currículo?"

Sim e não. Deve mencionar o negócio próprio porque ele é parte integrante do seu histórico profissional. Mas não deve mencionar, nem no currículo, nem em entrevistas, e nem em conversas pessoais, que foi mal sucedido. Nem sequer o fato de você, eventualmente, ter encerrado o negócio com dívidas para pagar, pode ser classificado como um fracasso. Embora essa seja a medida mais utilizada, ela não é a única, e em minha opinião, nem é a mais importante.

Você tirou lições valiosas de sua experiência como empreendedor. Aprendeu que coisas das quais reclamava quando era empregado não eram assim tão fáceis de solucionar, como pareciam ser. Aprendeu a ver o negócio como um todo, conheceu setores que não conhecia. Teve que entender de contabilidade, fluxo de caixa, legislação fiscal e trabalhista, e mais um monte de aspectos que são desconhecidos para quem tem uma função em um setor de uma empresa. Aprendeu a correr riscos e a tomar decisões. Aprendeu que otimismo é bom, mas nem sempre conduz a resultados favoráveis. E tudo isso transformou você num profissional mais consciente de suas possibilidades e de suas limitações. Se você abrisse um novo negócio, certamente não incorreria na maioria dos erros que incorreu.

O único cuidado que você deve tomar em entrevistas, é o de mostrar como a experiência como empresário pode ser útil a uma empresa. Alguns entrevistadores ficam com o pé atrás, porque imaginam que alguém que se acostumou a mandar e decidir tudo sozinho, vai ter dificuldades para se adaptar a um sistema mais rígido de decisões. Além disso, ex-empresários tendem a ser bastante críticos na avaliação de seus superiores hierárquicos.

Se você conseguir demonstrar numa entrevista que pode contribuir sem criar conflitos, e se realmente praticar isso depois de começar a trabalhar, em pouco tempo você descobrirá que esse hiato como empreendedor terá sido uma experiência muito bem sucedida.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: