2011-02-16

'Comecei a trabalhar há um mês e estou decepcionada com meus colegas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/02/2011, sobre como lidar com os empecilhos na carreira e vida profissional.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Comecei a trabalhar há um mês e estou decepcionada com meus colegas'

colegas de trabalho
Uma jovem ouvinte diz que começou a trabalhar faz um mês e está assustada com o que tem visto: gente mesquinha, individualista, carreirista, para citar alguns dos adjetivos que ela usou. "O mundo que sonhei", diz ela, "não existe no trabalho. É isso mesmo ou tem uma luz no fim do túnel?"

Sim, tem. Você, como todo profissional que optou por uma carreira na iniciativa privada, terá satisfações e encontrará empecilhos. E tudo dependerá da maneira como você irá lidar com esses empecilhos. Vou lhe dar as quatro opções mais usadas.

A primeira é a abordagem da autoajuda. A premissa é simples: quanto mais complicado for o seu problema, mais simples será a solução. E o que é melhor, a solução está dentro de você, e não requer nem esforço, nem prática, nem habilidade. O resultado é que nos últimos vinte anos foram vendidos cerca de 30 milhões de livros de autoajuda, e nem 10% disso de livros técnicos.

A segunda é a abordagem exotérica. É o contrário da autoajuda, porque agora a solução do problema está fora do seu alcance. No universo existem mecanismos desconhecidos, que por algum motivo, se unem para conspirar contra as nossas ambições pessoais. Portanto, a melhor maneira de encarar um problema é buscando explicações no inexplicável.

A terceira é a abordagem cínica. Essa é a mais fácil de entender. Todo mundo que conseguiu alguma coisa na vida deve ser tratado com desconfiança: ou é corrupto, ou é pelego, ou é aproveitador.

E a quarta é a abordagem pragmática. Cada um de nós enxerga um mundo melhor, mais equilibrado, mais bem estruturado, sem desigualdades e povoado por pessoas prestativas que estão mais preocupadas com o próximo do que com elas mesmas. Por isso, o primeiro contato com a realidade costuma resultar num choque. Isso ocorre no mercado de trabalho desde sempre. Nele nada é fácil, nada acontece por acaso e só uma minoria consegue atingir posições de destaque nas organizações. Essa minoria é formada por gente que entende as regras do jogo, e consegue usá-las em seu benefício. Se você ler a história do século 20, verá que isso ocorreu tanto no capitalismo quanto no socialismo. Com a diferença de que no socialismo os mandantes se perpetuam.

Nenhuma das quatro opções é perfeita e é difícil dizer qual delas é a menos imperfeita. Mas a boa notícia é que você tem opções. E tem também outros caminhos possíveis, como o de constituir a sua própria empresa e aplicar nela os seus próprios conceitos.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: