2013-11-19

'Meu currículo pode estar assustando os empregadores?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/11/2013, com um ouvinte que acha que os seus muitos cursos no currículo podem estar lhe prejudicando na procura por um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu currículo pode estar assustando os empregadores?'

currículo

Um ouvinte escreve: "Aos 28 anos cheguei a um cargo gerencial em um grande banco. Durante os oito anos que passei nele, nunca me descuidei de meus estudos. Conclui um curso superior e agreguei a ele dois MBA. E atualmente estou terminando um mestrado em administração. Há um ano e meio, porém, insatisfeito com o meu salário, pedi demissão e passei dez meses na Irlanda para aprimorar o meu inglês.

Agora, três meses depois de regressar ao Brasil, vejo-me em uma situação que não esperava. Minhas economias acabaram e não consegui uma única entrevista para um novo emprego. Será que o meu currículo está assustando aos possíveis empregadores? Devo retirar dele alguns dos cursos que fiz?"


Não, não deve. Mas também não deve dar muita ênfase a eles. O emprego que você procura irá aparecer, mas em função de sua experiência profissional.

Em seu emprego anterior, você recebeu promoções por seus resultados e não pelos cursos que foi acumulando. Isso explica a sua insatisfação com o salário que recebia. A empresa precisava apenas de um profissional com curso superior e provavelmente lhe pagava a média salarial do mercado.

Os cursos que você fez e o inglês que aprendeu com o belíssimo sotaque gaélico irlandês, serão úteis em médio e longo prazo. Mas não vão influir decisivamente numa contratação em curto prazo. E sinto dizer, nem no próximo salário que você irá ganhar, que será parecido com o que já ganhava.

Com exceção do curso superior, os demais cursos levam um tempo mais longo até se transformarem em melhores salários.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

CintiaYamane disse...

hmm, então acho melhor eu retirar o meu curso de parapsicologia do curriculo.. XD