2013-11-14

'Secretárias sofrem preconceito e não são valorizadas: devo mudar de área?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/11/2013, com uma ouvinte que é secretária e acha que não está sendo valorizada.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Secretárias sofrem preconceito e não são valorizadas: devo mudar de área?'

secretária executiva

Uma ouvinte escreve: "Sou secretária há 20 anos. Acredito que ainda exista algum preconceito com relação à função de secretária, mais por desconhecimento daquilo que fazemos e podemos fazer. Aqui na empresa, por exemplo, todos os anos há um jantar no dia das secretárias. E a impressão de todas nós é que esse jantar é quase um pedido de desculpas por não termos sido envolvidas em praticamente mais nada durante o resto do ano. A empresa costuma fazer reuniões gerenciais externas e convenções, e as secretárias não são convidadas a participar. É como se não tivéssemos nada com que contribuir no tocante a planos ou estratégias. Você acredita que esse estado de coisas ainda poderá mudar ou seria melhor se eu fizesse uma nova faculdade e tentasse mudar de área?"

Bom, para começar, eu concordo que a secretária costuma ser a funcionária mais bem informada de qualquer setor. Infelizmente, ela não pode contar nem 10% do que sabe, porque se pudesse, seria a primeira a ser convidada para qualquer convenção.

Mas não creio que se a colaboração que uma secretária pode dar a uma área não esteja sendo devidamente reconhecida, que o problema possa ser atribuído somente aos outros.

A minha sugestão para você é a seguinte: seja proativa. Na próxima convenção ou reunião gerencial, solicite um tempo, de 15 minutos, para fazer uma apresentação de um tema a sua escolha. Ninguém iria lhe negar isso. No dia, surpreenda a plateia com suas análises, informações e ideias.

Ficar só esperando por reconhecimento não funciona. Nem na área de secretariado, nem em qualquer outra.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: