2013-11-08

'Qual o tempo máximo que devo passar numa empresa pequena após formação em engenharia?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/11/2013, com um ouvinte que está preocupado em permanecer muito tempo em uma empresa pequena e com isso diminuir suas chances de entrar em uma empresa grande.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Qual o tempo máximo que devo passar numa empresa pequena após formação em engenharia?'

pequenas empresas lupa

Um ouvinte escreve: "Logo após me formar em Engenharia, participei de alguns processos seletivos em empresas nas quais me interessava trabalhar, mas não tive sucesso. Para não ficar parado, aceitei uma proposta de uma empresa de porte médio, tendendo mais a pequena, e estou aqui faz dois meses. Continuo, entretanto, procurando opções melhores. Pergunto: qual é o máximo de tempo que posso permanecer aqui, sem que isso tire, de empresas maiores, o interesse em me contratar?"

Vamos lá. Imagino que a sua preocupação seja a de ser rotulado como um engenheiro de empresa pequena, com o temor de que essa condição lhe traga uma desvantagem em relação a um engenheiro que nunca trabalhou, no caso de vocês dois virem a participar de um processo em uma empresa grande.

Se for isso, relaxe, por enquanto. A resposta seria entre 3 e 5 anos. Mesmo assim, você ainda estaria em melhor situação se o seu eventual concorrente a uma vaga tivesse experiência zero. Porém, você estaria em desvantagem se competisse com alguém de sua idade que já estivesse trabalhando em uma empresa de grande porte.

A minha sugestão seria: saia o mais rapidamente possível. Não somente por seu temor, mas também para que a empresa que lhe deu o emprego atual possa contratar alguém que queira permanecer nela. Como você está mais concentrado na busca por outro emprego do que em seu trabalho, isso pode ser mais danoso para sua carreira do que o tempo que você permanecerá aonde você está.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin