2013-11-07

'Como encontrar funcionários que aceitem trabalhar aos fins de semana?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/11/2013, com um ouvinte empresário que está com dificuldade para encontrar técnicos e mantê-los na sua empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como encontrar funcionários que aceitem trabalhar aos fins de semana?'

curso técnico automação industrial

Um ouvinte escreve: "Tenho 51 anos e há 26 sou proprietário de uma empresa de automação industrial. Devido à natureza do nosso serviço, dependo de técnicos que aceitem trabalhar aos sábados e domingos, porque é nesses dias que a maioria das empresas pode liberar suas instalações para realizarmos o nosso trabalho.

Há 20 anos eu tinha 18 funcionários e ninguém falava em pedir a conta. Atualmente tenho 46 e só 8 deles estão comigo há mais de cinco anos. Está muito difícil encontrar técnicos. Os poucos que encontro torcem o nariz para o trabalho em finais de semana. E os que aceitam, saem na primeira oferta que recebem.

Ofereço salários e benefícios que as melhores empresas oferecem, dou participação nos lucros e nem assim consigo formar um quadro estável. Se eu tivesse dinheiro, fecharia a empresa e iria aproveitar a vida. O que você me sugere fazer, além de curtir a nostalgia?"


Bom, eu sugiro que você monte uma escolinha para formar técnicos dentro da sua empresa. Faça acordos com entidades assistenciais que possam lhe encaminhar jovens de classe baixa, que veriam, em sua empresa, uma oportunidade de começar bem a vida profissional. Mas faça isso sabendo que eles também irão embora e que isso deixará você feliz, por ter propiciado uma chance a muitos que não a teriam.

Com um banco de novos técnicos sempre disponível para substituir os que se forem, a sua empresa continuaria. E você só curtiria a nostalgia de ouvir a música "Pedacinhos", de Guilherme Arantes, em que ele cantava, há 30 anos, o que você está sentindo hoje: "Nada vai trazer de volta a beleza cristalina do começo".

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: