2015-04-20

Encontrar uma vaga de chefia demora o dobro do tempo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/04/2015, sobre o tempo que leva para se encontrar uma vaga de chefia para quem está procurando emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Encontrar uma vaga de chefia demora o dobro do tempo

procurando emprego

Um ouvinte escreve: "Tenho 46 anos e estou desempregado faz quatro meses. Eu ocupava um cargo de chefia em uma empresa na qual trabalhei durante 15 anos. Agora, estou fazendo tudo o que é recomendado, como reativar contatos, inscrever-me em sites de empregos e enviar currículos para empresas nas quais eu teria interesse em trabalhar. Como nada aconteceu até agora, tenho duas perguntas. Primeira: qual é o tempo médio que um profissional em minha situação leva até encontrar um novo emprego? E segunda: como esse tempo se compara com o de quem procura vagas que não são de chefia?"

A segunda pergunta é mais fácil. Encontrar uma vaga de chefia demora bem mais, pelo menos o dobro do tempo. Isso porque, no mercado, há muito mais vagas para quem não é chefe. E também porque no caso de vagas para chefe, boa parte delas é preenchida por indicação ou recomendação.

Quanto à primeira pergunta, vou lhe dar um número só para você não dizer que fugi da raia: 6 meses. Mas isso varia, usualmente para mais, dependendo da cidade em que você está e da sua remuneração anterior.

Considerando-se a sua idade, 46 anos, há outro fator a considerar: a sua formação. Há empresas que podem ter como pré-requisito de contratação, uma graduação que talvez você não tenha.

Se você é bem formado academicamente e fez cursos de atualização compatíveis com a vaga que deseja, seis meses é um tempo razoável. Mas mantenha o ânimo, porque vagas sempre acabam aparecendo. E quando uma surgir, o tempo de desemprego irá lhe parecer menor do que realmente foi.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: