2015-04-21

'O superior pode ser punido por uma falha do subordinado?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/04/2015, com uma ouvinte que é superiora de vários atendentes, em uma empresa que o uso do celular é proibido durante o expediente para os atendentes, e que pode ser punida junto com o atendente que for flagrado usando o celular.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'O superior pode ser punido por uma falha do subordinado?'

falando no celular escondido

Dúvida de uma ouvinte que é supervisora de uma área de atendimento e tem 30 subordinados. Ela escreve: "A empresa não permite que os atendentes, durante o expediente, utilizem o celular para ligações particulares. Até aí, tudo bem, todos eles sabem disso. O problema é que são muitos, e um ou outro acaba desobedecendo. Nossa gerente, que é muito severa, decidiu que no caso de um atendente ser flagrado desrespeitando a determinação, ele receberá uma advertência formal, e a supervisora também. Isso está correto? Punir o superior pela falha do subordinado?"

Bom, o que não me parece correto é impedir o uso do celular durante todo o expediente. Seria muito mais razoável permitir que um atendente solicitasse licença para fazer uma ligação quando ela fosse mesmo necessária. No caso, por exemplo, de doença em família. Deve-se acreditar também que um atendente que passa um mês inteiro sem fazer uma ligação e um dia diz ter uma situação de emergência para resolver, esteja dizendo a verdade, e não querendo matar serviço.

Você pode e deve ponderar tudo isso à sua gerente. Se mesmo assim ela preferir manter a aplicação do castigo, indistintamente a quem merece e a quem não merece, só posso deduzir que a sua gerente concluiu que você está sendo menos diligente do que deveria ser. E que a possibilidade de receber uma advertência irá fazer com que você redobre a sua atenção.

Ou é isso ou você está numa empresa que prefere punir a incentivar. E sinto dizer, nenhuma das duas situações é boa para o seu futuro.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin