Após alguns anos trabalhando como soprador de vidro tradicional, K. William LeQuier se interessou pelo processo de jateamento abrasivo usando areia. Usando jatos de ar com areia, o artista consegue esculpir o vidro, moldando-o e dando texturas mais rugosas à superfície lisa, como se o material tivesse passado pelo processo natural de erosão. Juntando essas duas técnicas, de soprar vidro e de esculpi-lo via abrasamento, o artista cria suas esculturas, inspiradas em elementos naturais.
Usando camadas e camadas de vidro, as esculturas de K. William LeQuier se inspiram em formas da natureza geralmente ligadas aos oceanos. Além de ondas do mar, quebrando e gerando espuma, as esculturas também mostram seres marinhos como anêmonas e águas-vivas, com seus tentáculos flutuando nas águas. Não raramente o artista mistura ondas perfeitas de água com tentáculos de criaturas marinhas, começando em um e terminando em outro. E não deixem de reparar como o efeito abrasivo contribui para o efeito final das esculturas, alterando a textura mais lisa do vidro (que lembra água cristalina) para partes mais rugosas (que fazem com que o vidro perca o efeito de refletir luz, tornando-se opaco, o que lembra mais as estruturas orgânicas).
Vejam as incríveis esculturas de vidro inspiradas em ondas e animais marinhos de K. William LeQuier:
Imagens via site de K. William LeQuier. Dica via Colossal - Layered Glass Sculptures Mimic the Everyday Drama of the Natural World.
2 comentários:
Belíssimas esculturas!!!
São esculturas incríveis 😍💓
Postar um comentário