A cianotipia original, ou cianótipo, é uma técnica de impressão fotográfica, inventada por John Herschel em 1842, que consiste em colocar o negativo diretamente em uma papel revestido com uma combinação sensível a ultravioleta de cianeto e ferro, criando imagens monocromáticas em tons de azul (ou ciano).
Contra a tempestade
Sobre este projeto, Emma Powell diz:
"Desde meus primeiros dias, eu tenho tido uma difícil relação com o sono. Na infância eu evitava dormir a todo custo, especialmente à noite. Para me colocar de volta na cama, meu pai costumava me contar histórias. Elas não eram aquelas tradicionais histórias de ninar infantis, mas contos inventados que começavam na nossa quieta rua e se expandiam em jornadas para um mundo de sonhos de cavernas, florestas e oceanos, cheios de animais e perigos inesperados. Essas histórias sempre achavam o caminho de volta para o mundo real e terminavam onde haviam começado, esperançosamente, mas duvidosamente, comigo muito perto de dormir.
In Search of Sleep (Em Busca do Sono) recria esse reino de sombras e me permite explorar questões da minhas da vida real, de dramas pessoais a dúvidas românticas. O processo de cianotopia, com seus distintos tons azulados, atravessam visualmente a distância entre a vigília e o sono. A essas fotografias também são aplicadas chás e vinho como corantes, para amenizar o azul e adicionar calor às imagens. Chá, vinho, cianeto (ferricianeto de potássio) - todas essas três substâncias se relacionam com os diferentes níveis de consciência que geralmente espelham os estados mentais invocados pelas minhas fotografias. In Search of Sleep cria uma canção de ninar que me permite explorar de forma segura aquilo que eu amo, aquilo que eu temo, aquilo que eu lembro e aquilo que eu imagino."
Com um clima soturno, até sombrio por vezes, a fotografia de Emma Powell exibe aquele surrealismo leve, que mistura o fantástico e o mundano, de forma com que o sonho gerado não se destaque muito do mundo real. É, enfim, um mundo onírico que nos leva a um passeio pelas emoções da artista.
Vejam as surreais e oníricas fotografias monocromáticas de Emma Powell:
Adeus à escuridão
Correspondência
Ladrão
Abismo
Onde há fumaça
Urso
À deriva
Vôo
Desamarrada
Ascensão
Crepúsculo
Sussurros
Musgo espanhol
Anjo
Esquecimento
Entrando na luz
Labirinto
Torpor
Imagens via site de Emma Powell. Dica via Beautiful/Decay - Emma Powell’s Photography Looks Like Paintings of Dreams e Wired - Cyanide Mixed With Photoshop Creates an Insomniac’s Nightmare Fantasy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário