2015-09-01

Cuidado com o golpe do emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/09/2015, com um alerta para não cair no golpe do emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Cuidado com o golpe do emprego

agência de recolocação

Uma ouvinte escreve: "Meu marido acaba de perder o emprego. E entre outras providências para tentar se re-empregar o mais rapidamente possível, ele fez contato com algumas agências de recolocação. Pergunto se essas agências são confiáveis e se o pagamento deve ser feito antes ou depois do meu marido conseguir o emprego?"

Nem antes, nem depois. Quem paga pelo serviço de uma agência de seleção é sempre a empresa contratante, e nunca o profissional contratado.

Existem agências que aproveitam a ansiedade de um profissional desempregado e acenam com uma vaga praticamente certa, mediante um pagamento prévio. Se isso vier a ocorrer com o seu marido, ele deve fugir correndo porque é arapuca.

Existem também agências sérias, que auxiliam profissionais na busca de um emprego, mas não vão procurar um emprego para ele. Esse serviço consiste em auxílio para elaborar um currículo, treinamento para se sair bem em entrevistas e envio do currículo para uma lista de centenas de empresas. Não que tudo isso seja desnecessário para quem procura emprego, até pelo contrário, mas não existe qualquer garantia de que o emprego venha a ser conseguido.

Entendo a preocupação e a pressa do seu marido, mas ele deve se ater ao que realmente funciona: contatos com pessoas que ele conhece e nas quais confia, e remessas de currículos feitas por ele mesmo.

E permita-me repetir, para que ele não perca dinheiro no golpe do emprego: pagar antecipadamente por uma vaga, jamais!

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin