2015-09-11

Setor privado não vê com bons olhos quem tenta sair do serviço público? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/09/2015, com uma ouvinte que passou em um concurso público e foi trabalhar no setor público, mas quer retornar ao setor privado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Setor privado não vê com bons olhos quem tenta sair do serviço público?

começando novo emprego

Uma ouvinte escreve: "Iniciei a minha carreira no setor privado e depois de dois anos nele, pedi a conta porque fui aprovada em um concurso público. Agora, passados três anos, estou tentando retornar ao setor privado. Mandei currículos para empresas, recebi indicações de amigos e fiz um par de entrevistas, mas sem nenhum resultado. Estou com a impressão de que o setor privado não vê com bons olhos, profissionais que desejem sair do serviço público. Isso é verdade?"

Não, não é. Como em qualquer processo de seleção, perguntas chatas são inevitáveis. E um candidato precisa ter boas respostas para elas. No seu caso, é provável que lhe tenha sido perguntado por que você deixou o setor privado e agora quer deixar o setor público?

Na cabeça do entrevistador, esse seu vai-e-vem pode ser uma indicação de que você ainda não decidiu o que quer na vida. E por isso, uma empresa que a contrate pode correr o risco de vê-la sair novamente. Logo, o mais indicado para um selecionador seria preencher a vaga com um candidato que venha tendo uma carreira mais consistente do que a sua.

O que você precisa ter não é qualquer receio de discriminação, e sim, uma boa resposta para dar. Por exemplo, que depois de experimentar os dois lados da moeda, o público e o privado, você está definitivamente convencida de que deseja passar o resto da sua carreira no setor que vai lhe proporcionar melhores oportunidades de carreira.

Se você disser isso com segurança e de modo bem convincente, não haverá nenhum outro empecilho para o seu retorno.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin