Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/09/2015, com um ouvinte que tem várias ideias, mas a sua própria empresa é reticente em aceitá-las, e ele espera talvez vender essas ideias a outras empresas.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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'Minha empresa não é muito aberta a novas ideias'
Um ouvinte escreve: "Tenho várias ideias que poderiam ser implementadas em minha empresa. Mas, infelizmente, ela não é uma empresa que aceite ideias novas. Sinto-me tentado a oferecer essas ideias a outras empresas, em troca de um benefício financeiro, mas creio que seria anti-ético eu oferecê-las a terceiros, sem dar antes, uma oportunidade à minha própria empresa. Você teria alguma sugestão?"
Sim. Peça a conta e abra uma consultoria. Permita-me ponderar, apenas para esclarecer, que alguns detalhes em sua explanação, além de atropelar a ética, ainda enveredam pelas vias legais.
Se um empregado tem algum projeto, sugestão ou ideia que possa beneficiar a empresa, ele já está sendo pago para oferecê-los. Faz parte da remuneração. E se a empresa colocar a ideia em prática e lucrar com ela, legalmente o empregado não tem direitos adquiridos sobre a autoria dela. Pode não lhe parecer justo, mas é o que diz a lei.
Já vender ideias a outras empresas, enquanto for empregado de uma, resulta em demissão sumária por justa causa.
Portanto, para poder se beneficiar financeiramente da sua criatividade, você precisa se desligar de um empregador e se estabelecer como consultor autônomo. Outra opção seria a de conseguir uma vaga em uma empresa de consultoria e negociar antecipadamente com ela, uma parcela daquilo que eventuais clientes conseguirem com os projetos que você apresentar e implantar.
Resumindo, sinto dizer que você não pode vender ideias à empresa que paga o seu salário.
Max Gehringer, para CBN.
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