2015-09-15

'Não sei como pedir um aumento para meu amigo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/09/2015, com um ouvinte que foi contratado por um amigo num momento difícil e agora não sabe como pedir um aumento.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não sei como pedir um aumento para meu amigo'

pedir aumento

Um ouvinte escreve: "Depois de passar quase dois anos desempregado, em função da minha idade, 56 anos, um amigo me fez um grande favor ao me contratar para trabalhar no escritório dele. Aceitei um salário bem menor do que eu ganhava no meu último emprego, mas mesmo assim fiquei grato pela ajuda recebida. Agora, 18 meses depois, continuo ganhando muito menos do que as outras pessoas que trabalham aqui. Se eu tivesse trinta anos, teria a coragem de ir pedir um aumento. Mas tenho o receio de ouvir que estou sendo ingrato com quem me ajudou quando eu precisava. O que eu faço? Engulo o meu orgulho e fico quieto ou existe um jeito de pleitear um aumento sem ofender?"

Sim, existe. Você pode começar dizendo que está satisfeito com o trabalho, que não esqueceu da ajuda que recebeu e que o seu desejo é permanecer aí até o dia do juízo final. Em seguida, explique que você gostaria de ter uma oportunidade para poder ganhar mais, sem fazer comparações com os salários dos outros.

Colocando a situação dessa maneira, você já neutraliza todas as coisas desagradáveis que eventualmente poderia ouvir. Aí seria bom você ter uma sugestão para oferecer, alguma outra tarefa que você possa executar e que seja do interesse da empresa. Com a experiência que você já acumulou, parece-me difícil que você não tenha nada a sugerir.

Em resumo, você não estará pedindo um aumento. Estará apresentando uma proposta para você e a sua empresa ganharem mais. Chefes e donos apreciam muito esse tipo de conversa.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin