2015-09-29

'Fui demitido e não sei o que fazer' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/09/2015, com um ouvinte que foi demitido e não sabe por onde começar.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui demitido e não sei o que fazer'

demitido

Um ouvinte escreve: "Tenho 34 anos, trabalho desde os 14 e nunca passei um só dia sem emprego. Agora fui inesperadamente demitido e não sei o que fazer e nem por onde começar."

Vamos lá.

Primeiro: não se envergonhe. Ter perdido o emprego não é algo que irá depor contra a sua honestidade ou a sua competência.

Segundo: não se atormente pensando por que você foi demitido. Você foi vítima de uma situação crítica da economia, como milhares de trabalhadores também estão sendo.

Terceiro: não se retraia. Saia de casa, caminhe, converse, leia, escreva, faça um curso de curta duração, preste serviço voluntário. Tudo isso evitará que você caia numa depressão, que é a maior inimiga de um recém-desempregado.

Quarto: faça uma lista de pessoas que você conhece: parentes, amigos, vizinhos, antigos colegas de trabalho e de escola. Telefone ou escreva para essa gente explicando a sua situação e pedindo ajuda. Muitos não o ajudarão, mas alguns o farão.

Você vai também precisar de um currículo. Se nunca fez um, pesquise na internet que tem muitos modelos disponíveis. Escolha um simples, de uma página, e não se preocupe em enfeitá-lo para impressionar. A sua pouca idade, a sua boa experiência e a sua estabilidade já chamarão a atenção de quem for ler.

Finalmente, tenha em mente que você nem chegou ainda a metade da sua carreira. Você está só vivendo um hiato desagradável nela, que logo irá passar. Acredite firmemente nisso. Não porque estou tentando consolá-lo, mas porque você é muito empregável.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin