2015-09-17

'Vendas da minha empresa estão caindo, mas não há qualquer sinal de demissão' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/09/2015, com uma ouvinte que está preocupada porque as vendas de sua empresa estão caindo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Vendas da minha empresa estão caindo, mas não há qualquer sinal de demissão'

mulher trabalhadora preocupada

Uma ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho está sofrendo muito este ano com uma queda bem grande nas vendas. Nosso faturamento caiu quase 30% em relação ao ano passado. Por causa disso, o meu setor, que é operacional, ficou bastante folgado. Para mim parece óbvio que dá para tocar o serviço com menos gente, mas até agora, ainda bem, não aconteceram cortes de pessoal. Essa situação está me deixando assustada, porque não é possível que a direção da empresa não esteja vendo essa ociosidade. O que eu deveria fazer? Continuar esperando que as coisas melhorem? Procurar já, outro emprego? Ou existe algo em que não pensei?"

Vamos lá. Pode ser que a sua empresa não tenha ainda feito cortes para preservar funcionários especializados, que seriam difíceis de contratar mais tarde. Mas você está certa em esperar pelo pior, porque assim poderá se preparar melhor para o caso de algo ruim vir a acontecer.

Tenha em mente que se houver demissões, elas afetarão uma parte dos funcionários, e não todos. Então, como ficar na turma que seria poupada? Mostrando interesse, perguntando a seu chefe direto como você pode contribuir, sugerindo que se for o caso, você pode dar meio expediente em outra área que possa estar mais atarefada. Isso porque, na hora de um corte, os mais interessados e pró-ativos costumam ser mantidos.

Além disso, vale sim a pena você fazer contatos visando outro emprego. E valeria a pena mesmo que a situação fosse outra, de pleno emprego. Sondar o mercado é sempre saudável para a carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: