2016-03-02

'Devo fazer um curso no exterior para melhorar minha empregabilidade?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/03/2016, com a reprise do comentário do dia 28/07/2015, com um ouvinte que planeja ir fazer um curso no exterior para melhorar a sua empregabilidade.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo fazer um curso no exterior para melhorar minha empregabilidade?'

curso no exterior

Escreve um ouvinte: "Estou pensando em fazer um curso no exterior para melhorar a minha empregabilidade. Já fiz várias cotações e encontrei alguns cursos muito bons em universidades de renome. Pergunto se isso, de fato, me proporcionaria a oportunidade de dar um salto na carreira?"

Bom, se você tem um emprego relativamente bom, não creio que este seja o melhor momento para deixá-lo. O Brasil passa atualmente por uma situação delicada no mercado de trabalho e ninguém pode afirmar qual será a situação daqui há um ano.

Entramos numa crise que não sabemos bem de onde veio, porque não existe nenhuma crise global. As más notícias que vêm assustando os brasileiros são o resultado de ações que deveriam ter sido tomadas pelo poder público e não foram. E com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais difícil tomá-las, porque são antipáticas do ponto de vista popular.

Como resultado, os consumidores reagem comprando menos e isso faz com que as empresas se retraiam, cortando custos e postergando investimentos.

Numa situação assim, o mais recomendável para quem está empregado é se manter no emprego até que a poeira baixe um pouco e permita enxergar algum horizonte mais adiante.

Dito tudo isso, se você mesmo assim quiser arriscar e passar um período no exterior, a experiência e o conhecimento certamente ajudarão em sua carreira no médio e longo prazo. Já no curto prazo, assim que você regressar ao Brasil, pode ser que você não encontre nem uma vaga igual a que você tem atualmente.

Se você é um apostador, aposte. Se for mais pé no chão, aguarde um pouco, mas não desista do seu intento, porque ele será positivo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: