2016-03-25

'Devo dizer na entrevista que minha empresa está em crise?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/03/2016, com um ouvinte que trabalha em uma empresa afetada pela crise e quer saber o que dizer em uma entrevista de emprego sobre isso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo dizer na entrevista que minha empresa está em crise?'

entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa que foi seriamente afetada pela crise. Houve cortes de empregados, suspensão de investimentos e paralisação de projetos. Nossos salários estão atrasando em média 20 dias e eu temo que possa vir, também, a ser demitido. Por isso, comecei a enviar currículos e fazer contatos para tentar conseguir outro emprego, já que não tenho recursos para me manter sem trabalhar. E a minha pergunta é: se me for perguntado por que quero mudar, o que devo responder, uma vez que a situação ruim da empresa atual ainda não chegou ao conhecimento do mercado?"

Bem, esse é um dos casos em que você dizendo a verdade não estaria denegrindo a sua empresa e nem falando mal de seus superiores. O fato de que a má situação comercial e financeira de sua empresa ainda não foi escancarada pela mídia não signifique que o mercado ignore o que está ocorrendo. Bancos certamente sabem e fornecedores também. Se os salários estão atrasando, outros pagamentos também devem estar.

Portanto não se preocupe com essa parte. O mais importante nas entrevistas é você dizer que quer estar em uma empresa que lhe proporcione oportunidades e a atual não está fazendo isso. Enfatize que você não tem queixas, que o seu chefe é ótimo e que você aprendeu muito com a experiência recente, incluindo a necessidade de operar com poucos recursos e tendo permanentemente que reduzir despesas. Só isso já transformará você em um candidato bastante apreciável.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: