2016-03-07

O que falar quando questionado em uma entrevista sobre a saída da empresa? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/03/2016, com a reprise do comentário do dia 25/08/2015, com um ouvinte que quer saber o que falar numa entrevista de emprego sobre o porquê dele querer mudar de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que falar quando questionado em uma entrevista sobre a saída da empresa?

entrevista de emprego na crise

Escreve um ouvinte: "Trabalho em uma empresa faz seis anos, mas ela anda mal das pernas: perde clientes, atrasa salários, reduziu o quadro de funcionários e deixou os que ficaram, sobrecarregados e estressados. Por isso, comecei a procurar outra empresa para trabalhar. Se me for perguntado em uma entrevista, por que quero mudar, o que devo responder?"

Muita coisa, mas nenhuma dessas que você mencionou. Mesmo que uma empresa que venha a entrevistá-lo não esteja sofrendo os efeitos da crise, nada garante que ela não venha a sofrê-los. E nessa hora, ela quereria ter funcionários que não abandonem o barco quando ele começa a balançar.

Eu sugiro que você trate a sua mudança como se o mercado estivesse estável e a sua empresa também. Não mencione a situação ruim dela porque isso nunca pega bem. E oriente as suas respostas para o benefício que você poderá trazer para uma empresa que se disponha a contratá-lo. Fale sobre suas qualidades e seus resultados, seja sempre positivo em suas observações e enfatize que você só está mudando porque acredita que a nova empresa será melhor para o seu futuro e não uma tábua de salvação no momento presente.

Caso surja uma pergunta sobre a situação da sua empresa, responda que você ouviu rumores internos de que ela não vai bem, mas que nunca deu atenção a boatos e não passa essas informações adiante porque acredita que ficar repetindo que as coisas vão mal só ajuda a piorá-las.

Só isso e pronto! O emprego será seu.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: