2016-03-21

Perguntar na entrevista de emprego é importante - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/03/2016, com dicas para um candidato perguntar em uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Perguntar na entrevista de emprego é importante

entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Não tenho muita prática em entrevistas porque só recentemente comecei a participar de processos de seleção. Até agora não tive sucesso na busca por um emprego e meus amigos me dizem que é porque eu faço perguntas demais nas entrevistas. Se isso for verdade, eu gostaria de saber o que um candidato pode perguntar e o que ele não deve."

Bom, a primeira dica é não interromper o entrevistador quando ele estiver falando. Por exemplo, ele diz que a empresa oferece benefícios e você pergunta: "Quais?" É uma pergunta aceitável, mas desnecessária naquele instante porque certamente os benefícios lhe seriam informados sem que você tivesse que perguntar.

A segunda dica é fazer perguntas que tenham a ver com o trabalho que está sendo oferecido. Perguntas gerais, como por exemplo, "Como a empresa está enfrentando essa crise?" até podem mostrar o seu interesse no assunto, mas criam um hiato desnecessário na conversa.

E a terceira dica é guardar as perguntas para o fim. Aguardando a hora certa para perguntar, você deixará de fazer a maioria das perguntas que teria feito sob impulso e se limitará àquelas que realmente interessam a você e à empresa.

Dito tudo isso, perguntar é importante. Muita gente deixa de fazer perguntas por receio de desagradar o entrevistador, o que é um erro. Mas tenha em mente de que as perguntas que você fizer revelarão tanto sobre você quanto as respostas que você der. Talvez seja isso que seus amigos estejam querendo lhe dizer. Pergunte, mas limite-se ao essencial.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin