2016-10-05

'A empresa em que trabalho faliu e minha carteira de trabalho está em branco' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/10/2016, com um ouvinte que trabalhou por anos sem carteira assinada e agora está com dificuldades para encontrar outro emprego de mesmo nível.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'A empresa em que trabalho faliu e minha carteira de trabalho está em branco'

sem carteira assinada

Um ouvinte escreve: "Não tenho curso superior e só tive um emprego na vida. Durante oito anos, trabalhei em uma empresa familiar sem carteira assinada. Eu fazia um pouco de tudo e tinha a confiança do dono, mas infelizmente a empresa faliu e estou tendo que procurar outra colocação.

Como a minha carteira de trabalho está em branco, só consegui umas poucas entrevistas através de indicações de amigos, mas noto que os entrevistadores me ouvem com desconfiança, já que nada do que eu digo pode ser comprovado, nem mesmo as funções que já desempenhei ou o salário que eu ganhava. Será que vou ter que aceitar um salário irrisório para conseguir o meu primeiro registro em carteira?"


Você pode olhar a situação por outro lado. Mesmo que você seja admitido para uma vaga abaixo de suas qualificações profissionais e com um salário inferior ao que desejaria, você estará tendo a oportunidade de demonstrar que poderá receber tarefas mais qualificadas, já que adquiriu experiência suficiente para desempenhá-las.

Outro ponto é a sua formação. Você precisa começar um curso superior de graduação tecnológica, por ser mais rápido, para que o seu currículo não fique defasado no quesito acadêmico.

Em resumo, sim, você precisará aceitar o melhor que for lhe oferecido neste momento, para poder começar a construir uma carreira formal, longa e proveitosa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: