Nomeado com uma referência à célebre frase de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua ("Este é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade"), o projeto de fotografias é um tributo aos jovens corajosos e desbravadores, e uma sugestão aos adultos que esqueceram a excitação de descobrir algo novo no cotidiano.
A ideia para o projeto veio enquanto Aaron Sheldon andava de ônibus com o seu filho, Harrison, de três anos de idade na época. O que era um evento normal e diário para o fotógrafo era algo extraordinário para seu filho, que olhava maravilhado o mundo a sua volta. Neste momento, Sheldon se deu conta de que seu filho, como todas as crianças, era um explorador, e o mundo que nós, adultos, temos por garantido, para elas, as crianças, é um lugar maravilhoso cheio de novos locais e experiências.
Neste instante nascia a ideia do projeto de Aaron Sheldon, de documentar de alguma forma, esse espírito explorador de seu filho. O formato veio mais tarde nesta mesma semana, quando uma infecção no ouvido levou pai e filho para um consultório médico. Conversando com seu filho, para tentar convencê-lo a se sentar na mesa de exame (um de seus poucos medos), Sheldon perguntou que tipo de pessoa corajosa sentaria na mesa de exames sem medo. A resposta: um astronauta.
Então eles fingiram que Harrison era um astronauta e se sentava na mesa de exame para uma de suas muitas rotinas de check-up antes de viajar ao espaço. Ao final da consulta, o fotógrafo disse a Harrison que estava muito orgulhoso dele ser corajoso como um astronauta, e em resposta, ouviu dele: "Da próxima vez que eu ficar doente, posso vestir meu capacete de astronauta aqui e você tirar uma foto minha, certo pai?" Nascia assim o formato do projeto.
Segundo Aaron Sheldon, na campanha de financiamento coletivo para transformar seu projeto em um livro:
"Como adultos, nós passamos nossos dias correndo por aí, indo a lugares que não gostamos e fazendo coisas que não gostaríamos de fazer. Pode ser difícil lembrar que, para nossos filhos, este é um mundo totalmente diferente. Meu filho passa seus dias explorando novos e excitantes lugares da Terra. 'Small Steps Are Giant Leaps' é um lembrete para os pais, que qualquer lugar que você vá, é um mundo novo e excitante para ser explorado. Nosso trabalho como pais é ajudar nossas crianças enquanto elas exploram e fazem novas descobertas. Eu espero que o projeto ajude os ocupados pais a se lembrarem de parar, tomar fôlego e ajudar seus pequenos exploradores a fazerem novas descobertas ou explorarem um pouco mais seus mundos todos os dias."
Vejam as aventuras de um pequeno astronauta descobrindo o mundo na fotografia de Aaron Sheldon:
Vejam também outros projetos fotográficos com astronautas:
- A solitária vida de um Astronauta
- O suicídio do astronauta
Imagens via site de Aaron Sheldon. Dica via Feature Shot - Confessions of a 4-year-old astronaut.
Nenhum comentário:
Postar um comentário