2016-10-19

'Quero avisar meu chefe que comecei um negócio paralelo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/10/2016, com um ouvinte que abriu um negócio próprio paralelo ao seu trabalho diário e quer saber como avisar isso ao chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Quero avisar meu chefe que comecei um negócio paralelo'

negócio próprio

Escreve um ouvinte: "Junto com mais um sócio, iniciei um negócio pela internet. Como ele depende de muita divulgação para decolar, vamos anunciá-lo nas redes sociais. Só que trabalho em uma empresa e acho prudente informar meu chefe sobre meu negócio paralelo, que nada tem a ver com as atividades da empresa. Só não sei bem como o meu chefe irá reagir a essa notícia."

Bom, há empresas e empresas. Algumas colocam nos contratos de trabalho que os seus funcionários não podem ter atividades que conflitem com as atividades da empresa, em causa, tempo e dedicação. Se o seu contrato não diz nada sobre isso, vamos à segunda etapa.

Há chefes e chefes. Alguns não veem problema algum em seus subordinados terem atividades extras, desde que seus resultados continuem acima dos objetivos. Para chefes assim, um subordinado que seja professor no período noturno é motivo de orgulho, e não de preocupação. Mas há chefes que acham que seus subordinados não devem pensar em mais nada, a não ser na empresa.

Você deve ter pelo menos uma noção de como o seu chefe irá reagir a seu negócio paralelo. Mas é conveniente, de fato, avisá-lo antecipadamente.

Mesmo que ele não goste, legalmente ele não pode impedi-lo de continuar. E não creio que ele pensará em dispensá-lo, a não ser que você passe a usar o seu tempo na empresa para se ocupar do seu negócio. Aí será conflito e nem precisa constar em contrato.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: