2016-10-17

'Enviar currículo sem minha formação superior ajuda em vagas para ensino médio?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/10/2016, com um ouvinte que tem curso superior, mas pensa em mandar currículos sem essa informação para tentar vagas que só exijam o ensino médio.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Enviar currículo sem minha formação superior ajuda em vagas para ensino médio?'

mentindo no currículo

Um ouvinte escreve: "Concluí um curso de engenharia, mas ainda não consegui encontrar um emprego. E já passei da fase da esperança para a fase do desespero. Como preciso trabalhar, estou pensando em enviar para empresas de grande porte um currículo alternativo, no qual não conste a minha formação superior, para poder me candidatar a vagas que só requeiram o ensino médio. Isso faz algum sentido?"

Faz. Mas poderá lhe causar problemas se, no processo seletivo, você continuar omitindo a informação de que tem um curso superior.

Empresas de grande porte, como as que você está mirando, são bastante zelosas em relação às informações prestadas pelos candidatos a emprego. E você, numa análise fria, estará mentindo.

Uma opção é você abrir o jogo no momento da contratação. Dizer que tem tanto interesse em trabalhar naquela empresa que não se incomoda em começar numa vaga inferior a sua formação, para poder aprender.

Alguns entrevistadores até poderão ver isso como uma fraude, mas acredito que a maioria verá como uma demonstração de que você não tem medo de desafios, mesmo que seja para começar bem por baixo na hierarquia, para poder mostrar que pode conquistar uma posição condizente com a sua formação superior.

Se você está mesmo disposto a passar por essa provação temporária, vá em frente. Encolhido do jeito que o mercado está, leva vantagem quem se arrisca.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin