2017-02-20

Vale a pena fazer dívidas para abrir um novo negócio? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/02/2017, com um ouvinte que pensa em abrir um negócio próprio, mas para isso precisaria contrair dívidas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Vale a pena fazer dívidas para abrir um novo negócio?

pequenos negócios fazendo contas dívidas empréstimos

Um ouvinte escreve: "Cansado de procurar emprego e não encontrar nenhum que me agrade, penso em me estabelecer por conta própria. Minha ideia é um restaurante móvel, ou seja, uma van em que eu ofereça lanches rápidos em regiões com poucas opções de refeições. O problema é que vou ter que me endividar para começar. Você acha que vale a pena ou eu estou sonhando muito alto?"

Bem, além do endividamento, há duas outras questões a considerar. A primeira é a carga horária. Você terá que trabalhar um bocado, incluindo finais de semana, e não poderá tirar férias, porque perderá a freguesia.

E a segunda é a qualidade e o preço do lanche que você irá oferecer. Terá que ser algo atrativo em sabor e acessível ao bolso dos seus possíveis clientes, para que você ganhe no volume e não por unidade vendida.

Em outras palavras, você terá que fazer as contas com muito cuidado, para que o lucro gerado lhe permita saldar a dívida que você irá assumir.

Minha recomendação, não só a você, mas a todos os ouvintes que estejam pensando em se estabelecer em um ramo no qual não tenham experiência prática, é procurar o Sebrae. Lá você será apresentado a um plano de negócios, que é o detalhamento de todos os gastos, incluindo impostos e licenças, que você precisa entender muito bem antes de contrair dívidas.

A sua ideia é boa, mas pequenos negócios só dão certo quando começam do jeito certo.

Max Gehringer, para CBN.


1 comment:

CintiaYamane said...

O Sebrae, além das consultorias e tal, tem a possibilidade de você conseguir recursos para infraestrutura, material de divulgação (agência), etc através do Sebratec, mucho bom pra quem tem pouco pra começar

Blog Widget by LinkWithin