2017-02-14

'Tenho uma experiência razoável, mas não concluí o curso superior' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/02/2017, com um ouvinte que quer saber como organizar o seu currículo, que tem boa experiência prática, mas não tem um curso superior concluído.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Tenho uma experiência razoável, mas não concluí o curso superior'

pilha de currículos

Escreve um ouvinte: "Tenho 12 anos de carreira e acredito possuir uma experiência razoável, mas não concluí um curso superior. Comecei dois, que precisei interromper, um no segundo ano e outro no terceiro. Para compensar essa lacuna, fiz uma série de cursos de curta duração, mas não sei como organizar essas informações em meu currículo, de modo a atrair a atenção de quem for avaliá-lo."

Bom, a minha sugestão é que você inverta a ordem no currículo, que usualmente começa com a formação acadêmica e depois vai para a experiência prática.

Há empresas, principalmente aquelas de maior porte, que consideram o curso superior como pré-requisito indispensável para certas vagas.

Mas há outras que estão mais interessadas em saber como um novo empregado poderá contribuir com a causa da empresa em curto prazo, com base em tudo o que ele já fez em empregos anteriores.

Eu me arriscaria a dizer que há muito mais empresas nessa segunda categoria do que na primeira, a que exige o diploma.

Então comece o seu currículo descrevendo as suas tarefas e suas realizações em cada função que você ocupou, sempre que possível, com dados numéricos concretos.

No bloco seguinte, o da formação acadêmica, mencione os cursos iniciados e interrompidos, com a palavra "incompleto" entre parênteses.

Se o bloco das realizações chamar suficientemente a atenção do selecionador, o que vem depois será relevado.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: