2017-07-10

Como montar o setor de compliance em empresas? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/07/2017, sobre como montar um setor de compliance na empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como montar o setor de compliance em empresas?

setor de compliance

Na semana passada fiz um comentário sobre compliance e acredito que muitos ouvintes tenham se perguntado: "Se eu trabalho em uma empresa que não tem esse setor, isso significa que ela está fazendo algo errado? E como é que se monta um setor desses?"

Para a primeira pergunta a resposta é: não necessariamente. A empresa pode ter as melhores intenções, mas sem um acompanhamento contínuo de medidas, ela pode não saber se as boas intenções estão sendo, de fato, colocadas em prática. O programa de compliance é que vai evitar os desvios, casuais ou propositais.

Para a segunda pergunta, como começar, partindo do zero e das boas intenções, a recomendação é contratar uma assessoria ou uma consultoria especializada. Além de listar tudo o que será necessário, ela ajudará a estabelecer um cronograma lógico e viável de implantação.

Parte indispensável desse programa é dar conhecimento dele a todos os funcionários. Mas o processo só irá funcionar se tiver apoio integral da alta direção.

Bem aplicado e bem conduzido, o compliance se transforma em um eficaz instrumento de marketing nas relações com o mercado e influi positivamente no ambiente interno da empresa. Isso porque uma coisa é um funcionário ler e ouvir que a sua empresa age com transparência, e outra coisa é ver medidas práticas que demonstrem a transformação das palavras em ações.

Outro ponto vital que uma consultoria irá colocar na mesa, já na primeira reunião, é que ética não tem nem preço nem jeitinho. Como povo, estamos precisando recuperara confiança em nossas instituições e a adoção do compliance já funciona como uma declaração de princípios éticos.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: