2017-07-18

Primeiro contato entre empresa e candidato deve deixar claro o valor do salário - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/07/2017, sobre informar logo de cara a um candidato a emprego o valor do salário na primeira entrevista.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Primeiro contato entre empresa e candidato deve deixar claro o valor do salário

salário na entrevista de emprego

Escreve uma ouvinte: "Trabalho com seleção de candidatos a emprego e normalmente sou a primeira a entrevistar os interessados em uma vaga, não importa para que setor da empresa ela seja. Posso dizer que faço a peneirada inicial, sem entrar nos aspectos técnicos específicos, que serão abordados pelos devidos gestores na sequência do processo.

Uma coisa que tem me chamado a atenção é que cada vez mais candidatos querem saber qual é o salário antes mesmo de dar provas que seriam funcionários aceitáveis para a nossa cultura. A que você atribui essa tendência?"


Vamos lá. Até há algum tempo, existia uma regrinha informal que recomendava: não mencione remuneração antes que o entrevistador o faça.

Eu concordo com você que essa informalidade está acabando. Hoje, os candidatos que têm noção do seu valor no mercado não querem perder tempo passando por entrevistas para só depois descobrir que o salário não será interessante.

Talvez você e os recrutadores de pessoal possam dar um empurrão a favor dessa nova sistemática, começando o primeiro contato esclarecendo mais ou menos o seguinte:

"Caro candidato, você está sendo entrevistado para a vaga tal, que se subordina ao gerente do setor tal e cujo salário é de tanto mais tais benefícios. É do seu interesse prosseguir no processo?"

Dessa forma, você estaria não só poupando o tempo do candidato, mas também, e principalmente, o seu.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: